Na manhã de ontem quem passou em frente ao Antonio (Campus do Vale) ou ao Diretório Acadêmico da Psicologia (Campus Saúde) pôde assistir os primeiros debates entre as chapas que concorrem ao DCE nessas eleições. Infelizmente os estudantes não puderam ouvir as propostas da chapa 2 - DCE Livre, que se recusou a participar dos dois debates, apesar de estar em ambos campi distribuindo seus materiais para os que passavam.
Já no Campus Saúde estivemos representados pelos estudantes Alexandre Bublitz (Medicina) e Mariana Seabra (Enfermagem), em um debate que infelizmente contou com pequeno público, mas que foi proveitoso aos que lá estavam dispostos a entender o contexto de formação da Chapa 5 e conhecer um pouco de nosso programa. Na abertura, foram também citados os três eixos da campanha, a atuação dos membros da chapa no movimento estudantil em diversas mobilizações - como por exemplo a construção da Oca localizada no campus e a continuidade que o grupo pretende dar a essa proposta Para Além dos Muros.
Fomos questionados pela Chapa 4 sobre a utilização de meios eletrônicos para participação de alunos em deliberações do DCE ao longo do ano, quando respondemos que valorizamos a utilização de meios eletrônicos – sendo este, inclusive, um dos focos de nossa campanha para diálogo com o estudante - mas que consideramos a participação efetiva nas discussões fundamental, também levando em conta que o acesso à internet infelizmente ainda não é privilegio de todos, não podendo uma parcela dos alunos ficar alheia aos momentos de discussão e decisão.
Questionamos à Chapa 3 sobre o aparelhamento partidário recorrente na história das gestões do DCE, e algo sabidamente cerceador da liberdade de mobilização e da autonomia plena de uma organização estudantil, tendo sido valorizada na resposta a liberdade do estudante de se organizar, sendo que foi ressaltada pela Mariana e pelo Alexandre na réplica a importância de que toda demanda discente seja ouvida, independente de estar ligada a uma força político-partidaria.
Outro tema abordado foi a transparência financeira, com base na pergunta envolvendo o racha ocorrido no ano de 2010 que gerou duas chapas de direita na campanha desse ano, e a política de cotas na Universidade, que foi amplamente criticada pela Chapa 4, que discorda da mudança no perfil do estudante que entra na UFRGS nos últimos 4 anos, tendo sido ressaltado por parte dos membros da Chapa Para Além dos Muros a necessidade de garantia de permanência desses alunos, encerrando o debate com reafirmação de nossas propostas e da importância da participação de todos na construção de todo o processo, não somente durante o período eleitoral.
Os próximos debates ocorrem amanhã às 11h na ESEF (em frente ao DAEFI) e às 17h no Vale (novamente em frente ao Antônio). Compareça e compare as propostas para melhor decidir teu voto e forma de participação nessa eleição!
Nenhum comentário:
Postar um comentário